segunda-feira, 6 de agosto de 2012

 Escola Municipal
 CATHARINA S.CORDEIRO


PREFEITURA DE CABO FRIO 
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CATHARINA SILVEIRA CORDEIRO
ESCOLA INTEGRAL



HISTÓRICO
 E. M. PROFª. CATHARINA SILVEIRA CORDEIRO


DIRETORA: GABRIELA BICALHO
DIRETORA ADJUNTA: MARIA APARECIDA DE SÁ
DIRIGENTE:VALÉRIA ARRABAL
TURNO INTEGRAL
   A E. M. Profª. Catharina Silveira Cordeiro, localizada no bairro Monte Alegre, à rua Dr. Cardoso da Fonseca s/nº, foi fundada no dia 11 de abril de 2002, no governo do Prefeito Alair Francisco Corrêa.  Iniciou suas atividades com ensino regular no dia 21 de março de 2002. Desde o início a Escola buscou diagnosticar as necessidades da comunidade na qual está inserida e verificou que, para atingir seus objetivos educacionais seria necessário criar alternativas para proporcionar oportunidades de melhoria de qualidade de vida de seus alunos e familiares, oferecendo-lhes, além da parte pedagógica, complementações importantes para a vida, através de oficinas de lazer, esporte, artesanato e outros.
            No ano de 2003, com apoio da comunidade e de profissionais que atuavam na escola foi implantado o “Projeto Espaço em Movimento”, onde era oferecido em horário alternativo e de forma voluntária as atividades de Capoeira, Karatê e Reforço Escolar. A Direção, Dirigentes, Professores e a Supervisora começam então a pensar na possibilidade de que as atividades, até então desenvolvidas em horário alternativo, pudessem ser incorporadas ao desenvolvimento das ações da escola. De forma que a escola não atuaria mais em horário regular, mas sim em horário integral. A fim de atender as necessidades do Projeto que iniciaria efetivamente em 2004, foram construídas mais duas salas de aula.
            No ano de 2004, a escola passou a funcionar em turno integral, das 07h30min às 15h30min, onde os alunos participavam das aulas regulares no período da manhã e de atividades específicas no período da tarde. À tarde passaram a ser oferecidas as seguintes atividades obrigatórias: Apoio Pedagógico, Inglês, Sala de Leitura, Sala de Video, Educação Física, Jogos Pedagógicos e as seguintes atividades opcionais: Artesanato, Teatro, Música, Judô, Karatê, Futsal, Dança, Capoeira. Nas atividades opcionais o aluno pode escolher duas para participar, porém nas obrigatórias o aluno tem que participar de todas.
            Nos anos de 2005 e 2006, a escola ao ser urbanizada, foi construída uma quadra poli esportiva com cobertura, tivemos a área dos fundos e laterais calçadas, uma varanda foi acrescida às duas salas de aula do anexo, três salas de aula foram construídas aumentando nosso espaço, a fim de atender as atividades complementares, assim como vestiário e lavanderia.  Após a implantação ainda em regime experimental do turno integral, verificou-se a redução de nossos índices de repetência e evasão, que em 2002 eram 22,1% e 6,3% respectivamente, que passaram a ser 8% e 1%. Finalizando o ano de 2006 a escola foi reconhecida legalmente como escola integral.


ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA CATHARINA SILVEIRA CORDEIRO
ESCOLA INTEGRAL
ATO DE CRIAÇÃO - DECRETO 2836 – 16/01/2002
ALTERADO PELO DECRETO Nº 3.549 – 23/10/2006

            No ano de 2007, nossos alunos passaram a representar a escola em campeonatos e apresentações teatrais recebendo vários prêmios, o que elevou a auto estima de nossos alunos, refletindo no resultado final do aproveitamento pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário